quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dia Nacional da Consciência Negra é Celebrado com Palestra do Reitor da UFRB

Reitor da UFRB Dr. Paulo Gabriel
Zé Américo (Sec. Cultura)
No dia de ontem, quarta-feira, (20) de novembro muito se comemorou e muitas foram as homenagens em todo país enaltecendo a figura histórica de Zumbi dos Palmares. Primeiro vamos lembrar a você leitor e internauta do Blog de Tavares, que foi nesta data que Zumbi deixou o mundo dos mortais para tornar-se imortal nas lembranças de cada de um de nós. Pelas lembranças de suas incansáveis lutas, as quais o fizeram grande personagem no processo de escravidão em nosso país . Nesta data os brasileiros se reúnem nas maiorias das cidades, sejam elas interioranas ou não para comemorar essa data histórica, reverenciando um dos maiores ícones e porque não dizer heróis brasileiro que foi brutalmente degolado aos 40 anos de idade, após um cerco ao Quilombo dos Palmares no ano de 1695.

Em 2011, ficou instituído através a Lei Federal de numero 12.519/11,oficialmente o "Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra". De lá para cá cerca de mil cidades brasileiras adotaram a data de 20 de novembro como feriado municipal, infelizmente em Irará estamos em déficit. 

Púbico presente
Para não passar em branco essa data histórica em que celebramos as memorias de negros que apesar de todo sofrimento nunca se curvaram e lutaram bravamente pelo direito à vida, a liberdade e a dignidade humana a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município,que tem como Secretário José Américo programou um evento para celebrar o Dia da Consciência Negra, o qual foi realizado no auditório da Câmara de vereadores de Irará, que contou com a participação e palestrante, o Dr. Paulo Gabriel Soledade Nacif, Reitor da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB).

Participaram do evento várias pessoas do município com suas representatividades e localidades, a mesa foi composta José Américo (Secretário da Cultura do Município),vereadora Darci Lima e o professor Paulo Gabriel e ainda participado da "roda de conversa", Evandro de Oliveira da Olaria (Quilombola), Edvan da Baixinha, Márcio Jambeiro (Secretário da Educação), Anilce e Fabiana Martins.

Tenente Leandro e prof. Nira
No encerramento, Dr. Paulo Gabriel enfatizou a necessidade do processo da descontruçao que ainda existe do preconceito e da desigualdade, disse ainda que há a necessidade de uma construção de uma sociedade não racista e que há a necessidadde de políticas públicas direcionadas as comunidades Quilombolas. A vereadora Darci também falou em politicas públicas e disse que as comunidades em que "correr atrás" e nao ficar esperando que aconteçam caindo do céu, no fim a vereadora solicitou do Reitor Pauo Gabriel uma audiência Pública em Irará para discussão e implantação de um Camping da UFRB nesta cidade de Irará, várias outras pessoas fizeram uso da palavra como, Evandro, o tenente Leandro, Marcio Jambeiro, Sergio Nogueira, Edvan, Olívia, Fabiana Martins, por fim José Américo que agradeceu a presença de todos.

Sérgio Nogueira
Esperamos que os nosso vereadores tomem outros municípios brasileiros como exemplos e criem projeto de lei municipal estabelecendo a data de 20 de novembro como feriado municipal. É verdade também que pode ocorrer pressão empresarial para não ser mais um feriado, mas seria importante a criação dessa lei para que se pudesse levar adiante essa discussão tão importante e realmente se tivesse um motivo forte para se comemorar o Dia da Consciência Negra em Irará.Notamos a presença de muitos estudantes na platéia, porém observamos que não haviam muitos professores e principalmente vereadores, haja visto que só a vereadora Darci se fez presente. Fica o registro.
Adicionar legenda









Nenhum comentário:

Postar um comentário