Reitor da UFRB Dr. Paulo Gabriel |
Zé Américo (Sec. Cultura) |
No dia de ontem, quarta-feira, (20) de novembro muito se comemorou e muitas foram as homenagens em todo país enaltecendo a figura histórica de Zumbi dos Palmares. Primeiro vamos lembrar a você leitor e internauta do Blog de Tavares, que foi nesta data que Zumbi deixou o mundo dos mortais para tornar-se imortal nas lembranças de cada de um de nós. Pelas lembranças de suas incansáveis lutas, as quais o fizeram grande personagem no processo de escravidão em nosso país . Nesta data os brasileiros se reúnem nas maiorias das cidades, sejam elas interioranas ou não para comemorar essa data histórica, reverenciando um dos maiores ícones e porque não dizer heróis brasileiro que foi brutalmente degolado aos 40 anos de idade, após um cerco ao Quilombo dos Palmares no ano de 1695.
Em 2011, ficou instituído através a Lei Federal de numero 12.519/11,oficialmente o "Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra". De lá para cá cerca de mil cidades brasileiras adotaram a data de 20 de novembro como feriado municipal, infelizmente em Irará estamos em déficit.
Púbico presente |
Para não passar em branco essa data histórica em que celebramos as memorias de negros que apesar de todo sofrimento nunca se curvaram e lutaram bravamente pelo direito à vida, a liberdade e a dignidade humana a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município,que tem como Secretário José Américo programou um evento para celebrar o Dia da Consciência Negra, o qual foi realizado no auditório da Câmara de vereadores de Irará, que contou com a participação e palestrante, o Dr. Paulo Gabriel Soledade Nacif, Reitor da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB).
Participaram do evento várias pessoas do município com suas representatividades e localidades, a mesa foi composta José Américo (Secretário da Cultura do Município),vereadora Darci Lima e o professor Paulo Gabriel e ainda participado da "roda de conversa", Evandro de Oliveira da Olaria (Quilombola), Edvan da Baixinha, Márcio Jambeiro (Secretário da Educação), Anilce e Fabiana Martins.
Tenente Leandro e prof. Nira |
No encerramento, Dr. Paulo Gabriel enfatizou a necessidade do processo da descontruçao que ainda existe do preconceito e da desigualdade, disse ainda que há a necessidade de uma construção de uma sociedade não racista e que há a necessidadde de políticas públicas direcionadas as comunidades Quilombolas. A vereadora Darci também falou em politicas públicas e disse que as comunidades em que "correr atrás" e nao ficar esperando que aconteçam caindo do céu, no fim a vereadora solicitou do Reitor Pauo Gabriel uma audiência Pública em Irará para discussão e implantação de um Camping da UFRB nesta cidade de Irará, várias outras pessoas fizeram uso da palavra como, Evandro, o tenente Leandro, Marcio Jambeiro, Sergio Nogueira, Edvan, Olívia, Fabiana Martins, por fim José Américo que agradeceu a presença de todos.
Sérgio Nogueira |
Esperamos que os nosso vereadores tomem outros municípios brasileiros como exemplos e criem projeto de lei municipal estabelecendo a data de 20 de novembro como feriado municipal. É verdade também que pode ocorrer pressão empresarial para não ser mais um feriado, mas seria importante a criação dessa lei para que se pudesse levar adiante essa discussão tão importante e realmente se tivesse um motivo forte para se comemorar o Dia da Consciência Negra em Irará.Notamos a presença de muitos estudantes na platéia, porém observamos que não haviam muitos professores e principalmente vereadores, haja visto que só a vereadora Darci se fez presente. Fica o registro.
Adicionar legenda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário