domingo, 17 de novembro de 2013

Por que há tantos grilos nessa época do ano? conheça os motivos!

Nos últimos dias notamos uma infestação de grilos em nossa cidade, é verdade que existe uma época do ano em que aumenta-se muito quantidade de grilos, mas, também é verdade que esse ano houve um considerado aumento desses insetos, fiquei a mim perguntar. Porque será que há tantos grilos nessa época do ano em nossa cidade? Então resolvi pesquisar e encontrei uma matéria interessante e que me fez acreditar que realmente tem fundamentos as explicações da engenheira agrônoma,  Gilvânia da Conceição. confira abaixo a matéria publicada:

"Os grilos são insetos da Ordem Orthoptera com cerca de 900 espécies em todo o mundo, possuem hábitos noturnos; vivem em tocas, construídas por eles, e se alimentam de tudo, tudo mesmo! Os insetos frequentemente mastigam e comem a maioria dos materiais que encontram.

Há alguns meses, nossa cidade, assim como outras do Brasil, vem vivendo uma infestação de grilos nas ruas e residências das pessoas. Como possuem hábitos noturnos, sua incidência é mais à noite, quando nos deparamos com centenas desses animais.
Muitas pessoas estão relacionando a infestação com a troca das lâmpadas da rede pública de iluminação. Este não é o motivo. Realmente, estes animais são atraídos pela luz, mas então por que não os encontramos em tamanha quantidade durante o dia? A resposta é simples. Durante o dia, preferem ficar nas tocas a salvos das aves, os principais predadores destes insetos; assim como aranhas, ratos entre outros.
A incidência desse inseto ocorre por causa da mudança de estação, aliada às chuvas de época e por essa razão, é que eles se reproduzem, seus os ovos estão estourando agora. O que explica a presença de tantos grilos. É um ciclo que se repete de anos em anos.

Os grilos são atraídos para as casas, porque eles podem encontrar uma fonte de alimento ilimitado, além de encontrar locais propícios para depositarem seus ovos, como fendas, buracos, estofados, calhas, todo e qualquer lugar que ele possa se alojar.

Neste momento, o mais recomendado para a população é que use medidas preventivas. Antes de qualquer coisa, é importante ter PACIÊNCIA!; fechar as frestas nas fundações, paredes, portas e janelas da sua casa; manter o ambiente limpo; aparar o gramado e remover os detritos dos locais; manter o mínimo de luz acessa; faça uma armadilha caseira com um pote ou balde com melaço, coloque o pote⁄balde no chão com melaço e água, os grilos serão atraídos e pularão dentro do recipiente ficando presos; e se for fácil de encontrar, espalhe terra diatomácea nos lugares onde os grilos habitam sua casa, quando o pó entrar em contato com os insetos, penetrará seu exoesqueleto desidratando-os e matando-os (processo lento). Importante: use máscara para a sua própria proteção quando estiver espalhando o pó para evitar problemas respiratórios.

Importante: O uso de inseticidas ou produtos químicos sem uma recomendação técnica adequada pode causar desequilíbrio ambiental, além de danos à saúde humana.
Curiosidade: o barulho (chilro) que escutamos é emitido pelos machos à procura da fêmea."

Fonte: Acajutiba News

Nenhum comentário:

Postar um comentário