sábado, 20 de julho de 2013

Irará realizou a III Conferência Municipal de Cultura


Aconteceu no dia 17 de julho do corrente ano, a III Conferência Municipal de Cultura de Irará com o tema: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafio do Sistema Nacional de Cultura” na sede da Filarmônica 25 de Dezembro, organizada pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do Município de Irará, a qual foi presidida pelo Secretário José Américo. Essas conferências vêm se realizando em todo o Brasil, cumprindo um calendário estabelecido pela Portaria nº 52 de 19 de junho de 2013, que altera a de nº 33, de 16 de abril deste mesmo ano, definindo que as etapas antecedentes da 3ª Conferência Nacional de Cultura serão realizadas nos seguintes períodos: I - Etapa Municipal ou intermunicipal até o dia 11 de agosto, II - Etapa Regional ou territorial, até o dia 15 de setembro e III - Etapa Estadual e Distrital, até o dia 29 de setembro de 2013.

Participaram vários seguimentos culturais e artísticos de Irará, reunindo representantes de entidades culturais, comerciantes, estudantes, professores e diretores de escolas do município, registrou-se uma boa presença de público, segundo informações de Sérgio Nogueira, 86 pessoas foram inscritas. Foram formados dois grupos, denominados de "eixos" para discussões das temáticas culturais do município, além de eleger os delegados para as sequências das conferências Territorial e Estadual. Representando a sociedade civil, foram eleitos para Delegada Estadual, Marilívia dos Santos França, em definitivo, e Joelma Bastita Santos e Romário de Oliveira dos Santos, suplentes: Hebert Souza, Aldair Barbosa da Silva e Alielson Ferreira Bonfim, e como representantes do poder público, Sérgio Nogueira Ramos foi eleito Delegado titular e como suplente Maria Anilce da Anunciação. 
http://youtu.be/IQinBK5GpNo

A 3ª Conferência de Cultura teve como objetive diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura, elaborar planos de ações estratégicos para a cultura no município e eleger delegados para a conferência Territorial de cultura dentre muitas outras questões no sentido de alavancar a cultura do município de Irará.

Antes da formação e composição da mesa para abertura oficial da conferência pelo chefe cerimonial, Sergio Nogueira, abriu-se o espaço para a apresentação de dança com a dançarina portadora de deficiência (cadeirante), Ninfa Cunha e seu par o Del Carvalho, apresentando uma coreografia sob música de Noel Rosa, arrancando aplausos do público presente e algumas lagrimas de alguns rostos, foi bastante emocionante o momento. Depois Ninfa fez a apresentação do seu projeto "Perspectivas em movimento" , que tem ela própria como coordenadora e que será lançado no próximo dia 25 de julho no Hotel Shereton em Salvador, com apoio da Secretaria da Cultura, oferece curso com 30 vagas, para adolescentes maiores de 16 anos. Projeto de acessibilidade (lei ordinária na acessibilidade nº 10.098/2000). 

Passado o momento de emoção, o mestre cerimonial Sergio Nogueira, convidou para compor a mesa, Joelma Batista Santos (representante dos Grupos de Samba de rodas), Diógenes Barbosa, (presidente da Filarmônica 25 de Dezembro), Higor Almeida (representante do Portal do Sertão), Rafael Fontes (representante da Secult-Ba), José Américo (secretário de Cultura, esportes e lazer), Darci Lima (vereadora representando o legislativo municipal) e Katia Costa (representante da UFBA). 

O secretário, José Américo agradeceu a presença de todos, e disse que aquele era o momento das pessoas se expressarem e dizer que Irará faz parte do conteúdo da cultura, realizando movimentos assim como em todo o Brasil. Rafael Fontes por sua vez, comentou que no dia anterior havia se reunido com o Secretário da Cultura e fechou a realização da conferência Territorial na cidade de Irará, disse ainda que esse é o movimento para cultura da Bahia se tornar mais forte, onde serão discutidos como funcionará a política de cultura, processo que começa agora e terminará em novembro. A vereadora Darci Lima, fez uso da palavra e agradeceu em nome de Ninfa Cunha, dando as boas vindas, a plateia e os componentes da mesa e disse que Ninfa emocionou a todos com a sua dança. 

Participaram da conferência várias pessoa ligadas a cultura local, o Grupo de Samba de Rodas Pisadinha do pé firme se apresentou para o público presente, vários seguimentos da sociedade se fizeram representar, música, dança, estudantes, folclóricos, cordelista através de Kitute e muitos outros. 

O que se espera agora é essa conferência realmente venha a satisfazer os anseios popular, que há muito tempo vem sofrendo com a falta de uma política direcionada para os seguimentos culturais do município de Irará. Se faz necessário que tenhamos uma cultura viva, que possamos manter nossas tradições inseridas na sociedade como um todo.













Nenhum comentário: