domingo, 11 de março de 2012

Conferência aponta avanços rumo à cura da Aids

Segundo o Tribuna da Bahia, após décadas sendo desafiados pela complexidade do vírus HIV, os cientistas estão avançando em várias frentes rumo à cura da Aids, segundo participantes de uma importante conferência nesta semana em Seattle (EUA).
Táticas promissoras incluem a "limpeza" do HIV escondido nas células e a retirada de todas as células imunológicas do paciente, tornando-as resistentes ao vírus antes de serem devolvidas ao organismo.
Um importante empecilho é o fato de o HIV poder ficar latente em reservatórios que nem as drogas mais poderosas são capazes de atacar, segundo cientistas que participam da Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, um dos maiores eventos científicos relacionados ao HIV/Aids no mundo.

"Precisamos fazer o vírus sair do estado latente, e então confiar no sistema imunológico ou em algum outro tratamento para matar o vírus", disse Kevin De Cock, diretor do Centro para a Saúde Global, ligado ao Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA.

Surgido há pouco mais de 30 anos, o HIV contamina atualmente mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo. Graças a medidas preventivas, à detecção precoce e ao desenvolvimento de drogas antirretrovirais, o diagnóstico da doença não é mais uma sentença de morte, embora ainda não haja cura. Saiba mais: Clique aqui.

Nenhum comentário: