quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Casos de dengue confirmados já superam ano de 2010 em Irará

Imagem google
Nesse período chuvoso os perigos rondam a cidade em relação ao surto da dengue, haja visto que as pessoas não tem um bom trato com o uso da água, sempre deixa a água empossada em algum lugar, em buracos, em plantas, latas velhas, garrafas petes, pneus e etc. Há pouco tempo, o Diretor de endemias do município de Irará, foi entrevistado na Radio FM local e falou sobre o assunto, depois o site Iraraense publicou uma matéria também sobre a infestação da dengue. 


Este Blog recebeu um e-mail do Diretor de Endemias do município, Sr. Fabio Calixto, o qual publico em seu inteiro teor, para que as pessoas tomem consciência e que sejam mais  cuidadosas e não deixem acumular água em lugares inadequados, para não proliferar as larvas do mosquito. 




"EM IRARA CAI ÍNDICES DA DENGUE. MAS CASOS CONFIRMADOS JÁ SUPERAM TODO ANO DE 2010.


Apesar de ter ocorrido em 2010 um grande surto da dengue no município, diminuem os índices de infestação predial da dengue em irara. 0,38% este foi o índice de infestação divulgado em setembro pelo departamento de Endemias de Irara, município localizado cerca de 130 Km de Salvador e  50 km de Ferira de Santana.
No primeiro semestre de 2011, foram 81 casos notificados de 1de janeiro a 28 de setembro, sendo que 50 confirmados, ou seja, 61,7% dos casos deram positividade para Dengue. Um aumento em 14,6% nos casos positivos em relação a todo o ano anterior que era de 85 casos notificados e 49 confirmados.
Entre 2010 e 2011 no município de Irará a Dengue foi o agravo que mais obteve notificação segundo o sistema de agravos e notificações do ministério da saúde.
Imagem: google
Durante entrevista concedida a radio Irará FM 104,9 no ultimo dia 27 de setembro o diretor do Departamento de Endemias relatou as ações que vem sendo tomadas mediante o ultimo surto do vírus ocorrido no município. Segundo Fabio Calisto, o que possibilitou a baixa substancial nos índices foi à atuação da UBV (unidade de Borrifação Vetorial) conhecida como “Fumace” no mês de abril e maio como medida cautelar. Não há registros se fora utilizado anteriormente, mas faziam cerca de 18 anos que o fumacê não dava as caras na cidade.
Contexto:
Curioso é que em todos os surtos de dengue ocorridos no Brasil aconteceram simultaneamente no município de Irará. Foi assim em 2002, 2005, 2006, 2008 e em 2010. O que mostra a suscetibilidade da doença no município em virtude da sua localização.
A Bahia esta entre os estados brasileiros com epidemias de dengue em virtude da entrada de um novo sorotipo o DENV4 e a reintrodução do vírus DENV1 após vinte anos. Segundo a secretaria de saúde do Estado, no primeiro semestre de 2011 foram notificados 48 mil casos da doença seguida de 15 mortes. Em todo ano de 2010 foram notificados 58 mil casos seguido de 35 mortes. Os municípios com risco de epidemia são; Salvador, Feira de Santana, Guanambi, lhéus, Itabuna, Irecê, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bomfim, Teixeira de Freitas.
Casos notificados e confirmados
Questionado sobre o aumento dos casos e a diminuição dos índices em Irará, Fabio Calisto foi enfático: “em nosso relatório entregue final de 2010, fizemos um apanhado do aumento dos índices nas notificações da dengue desde 2007 ano a ano. Em 2010 prevíamos que com o aumento da população da construção civil e a expansão das localidades, ficaria impossível controlar os casos da dengue no município, pedimos reforço no contrato de servidores como medida de prevenção o que naquele momento não foi possível. Alertamos que aumentariam os índices de notificação da doença isso era fato. Faltou mais atenção inclusive da nossa parte a essa observação feita. É muito importante que os relatórios sejam lidos e discutidos pelos poderes. Portanto, não se pode culpar nem os agentes nem o departamento deve-se criar um plano de contingência para o município”. Afirmou Calisto.
Vale lembrar que houve casos de óbitos da doença em muitos municípios que fazem fronteira com Irará como Serrinha, Feira de Santana, Ouriçangas e Coração de Maria. O que deve aumentar ainda mais a atenção e o alerta da população para o controle da doença.
Índices de infestação Predial (IIP)
Apesar dos períodos de surtos Irará vem, no decorrer dos anos registrando bons resultados nos índices de infestação predial no município. Conforme quadro dos índices dos últimos oito anos. Evidenciando os bons resultados do município na atuação do combate a Dengue.
ANOS
IIP EM %
2004
1.43
2005
1.53
2006
0.63
2007
0.65
2008
0.87
2009
0.56
2010
0.47
Fonte: departamento de endemias. "

2 comentários:

FABIO CALISTO disse...

obrigado tavares.. é bom saber que podemos contar com esse meio de comunicaçao. Abraços e sucessos!!!

Fabio Calisto

Unknown disse...

Valeu Fábio, estamos sempre a disposição, na divulgação de assuntos de interesse dos cidadãos Iraraenses.