Saúde





Uma em cada cinco meninas fica grávida até os 18 anos, segundo a OMS



Agência Brasil
Erik Salles | Arquivo | Ag. A TARDE
Anualmente, 16 milhões de adolescentes, entre 15 e 19 anos, dão a luz um bebê
Anualmente, 16 milhões de adolescentes, entre 15 e 19 anos, dão a luz um bebê
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o grande número de mães adolescentes em todo o mundo, na véspera das comemorações pelo Dia das Mães. Calcula-se que uma em cada cinco meninas fica grávida até os 18 anos. Anualmente, 16 milhões de adolescentes, entre 15 e 19 anos, dão a luz um bebê. Em muitos locais do mundo, as mulheres são pressionadas a casar-se e ter filhos com pouca idade, o que justifica os altos índices de gravidez na adolescência. Nos países pobres, mais de 30% das jovens casam-se antes de completar 18 anos. A pouca escolaridade também contribui para a gravidez precoce. “As taxas de gestação entre mulheres com menos estudo é maior em comparação à das mulheres com mais anos de educação”, diz comunicado da OMS.
De acordo com a organização, muitas adolescentes não sabem como evitar uma gravidez ou não têm acesso aos métodos contraceptivos.
Outra preocupação é quanto aos problemas de saúde provocados por uma gestação na adolescência. Complicações na gravidez e no parto são a primeira causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos em países pobres.
“Ter bebês durante a adolescência traz sérias consequências para a saúde da garota e da criança, especialmente em locais onde os sistemas de saúde são deficientes. Em alguns países, as adolescentes recebem menos cuidados durante e depois do parto em comparação às adultas”.
As garotas também se sujeitam mais a abortos ilegais. Cerca de 3 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos fazem abortos inseguros todos os anos. As informações são do A Tarde on line.




Pacientes do SUS relatam problemas mesmo em cidades bem avaliadas


Lotação em sala improvisada para atendimento de pacientes em hospital de Fortaleza é chamada por pacientes e visitantes de "piscinão" (Foto: André Teixeira/G1)
Foi divulgado hoje, 01, a lista das cidades brasileiras mais mal avaliadas pelos usuários do SUS, onde chegam a relatar situações de caos e de grandes dificuldades no atendimento que chegaram a comparar como "cenário de guerra" segundo os pacientes, mesmo nas cidades onde tiveram os melhores aproveitamentos, como é o caso de Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Belo Horizonte. Salvador se encontra no meio da tabela, como a 12ª cidade mau avaliadas.

As maiores queixas, são o tempo de espera para os pacientes erem atendidos que mesmo nas melhores avaliadas chegam a ultrapassar três horas de espera. Nas piores avaliadas, além da longa espera, as reclamações, por falta de macas para atendimento, as longas filas de espera, a falta de equipamentos, falta de equipes médicas, medicamentos e etc. Saiba mais, clique aqui.







MÉDICOS DO SUS FAZEM PROTESTOS POR MELHORES SALÁRIOS EM 18 ESTADOS

Paula Laboissière e Carolina Pimentel

Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Em protesto contra os baixos salários e por melhores condições de trabalho, os médicos vão deixar de atender hoje (25) serviços marcados no Sistema Único de Saúde (SUS) em 18 estados Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe. A paralisação vai durar 24 horas.

No Piauí, a suspensão vai valer três dias. Em Santa Catarina e São Paulo, algumas unidades de saúde devem parar o atendimento por algumas horas. No Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, no Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins e em Roraima, estão previstas apenas manifestações e atos públicos.

O movimento nacional é liderado pela Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Dos 195 mil médicos que trabalham no SUS, a estimativa é que 100 mil deixem de atender.

Os médicos reivindicam mais financiamento para a saúde pública, reajuste salarial e melhores condições de trabalho, como aumento no número de leitos nos hospitais. Leia mas: http://agencia-brasil.jusbrasil.com.br/politica/7923688/medicos-do-sus-fazem-protesto-por-melhores-salarios-em-18-estados







Brasil 
Ministério da Saúde anuncia o fim do Zé Gotinha

G1


Pode começar a se preparar para dar adeus ao Zé Gotinha, o famoso personagem das campanhas de vacinação nacionais contra a poliomielite, que combate a paralisia infantil. O Ministério da Saúde anunciou, com exclusividade à CRESCER, que o esquema de vacinação contra a pólio vai ser mudado: a vacina oral, a Sabin (composta pelo vírus atenuado, mas vivo) dará lugar a vacina intramuscular, a Salk (feita com o vírus morto). Isso porque a conhecida “gotinha”, por conter o vírus atenuado, oferece um risco, embora muito raro, de a criança desenvolver a doença. A decisão do Ministério segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países se preparem para a erradicação da poliomielite no mundo, o que deve acontecer em até cinco anos. No Brasil, a doença já está erradicada, mas com o uso da Sabin sempre há este risco mínimo dela se manifestar. Leia mais em; 
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=91545
Fonte: Tribuna da bahia

0 comentários  

 Links para esta postagem


PRF apreende cerca de 18 mil medicamentos em operação com a Anvisa 
em Serrinha

Redação CORREIO

Uma operação conjunta realizada pela 10ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia e a Anvisa,  na quarta-feira (23), fiscalizou diversas farmácias no município de Serrinha, a 173 km de Salvador, e resultou na prisão de duas pessoas que vendiam medicamentos falsos ou de comercialização proibida, e ainda a apreensão de 17.789 unidades de medicamentos apreendidos.
Cefas Carneiro Ramos, de 41 anos, proprietário e farmacêutico da Farmácia Glória, foi preso por tráfico de entorpecentes. No local, foram encontrados 12.680 medicamentos de venda controlada como anfetaminas, barbitúricos, entorpecentes e anabolizantes sendo comercializados de forma irregular.
Já Ronye Edson Queiroz Ferreira, 41, proprietário da Farmácia Central, preso por contrabando. No local, foram encontrados 5.109 medicamentos falsificados e de venda proibida no Brasil como anabolizante, tranqüilizante, abortivo e estimulante sexual. A mercadoria apreendida e os responsáveis foram encaminhados à Polícia Judiciária local. Informações do Correio 24 horas.


Servidores estaduais da Saúde preparam greve para dia 14 de abril 


Com a palavra de ordem “Vamos parar para acertar!”, os servidores estaduais da Saúde deflagraram na segunda-feira (21) à noite, em assembleia da categoria na Associação dos Funcionários Públicos, convocada pelo Sindsaúde-Ba, campanha de mobilização preparatória para a paralisação dos serviços de saúde. 


A categoria marcou nova assembleia para o dia 14 de abril, às 17h, quando será votada a proposta de greve por tempo indeterminado. Até lá, serão realizadas reuniões e plebiscito sobre a paralisação nas diversas unidades.

De acordo com o sindicato, além de não avançar nas negociações sobre o pagamento da URV, cuja ação patrocinada pelo Sindsaúde-Ba já foi vitoriosa na Justiça (transitou em julgado desde maio de 2010), o governo não atendeu a reivindicação da incorporação de 33% da GID (Gratificação de Incentivo ao Desempenho) para todos os servidores com jornada de 240 horas, independentemente do valor do salário. 

Nesta quinta-feira, dia 24, às 9h, os servidores da Saúde promovem manifestação em frente à Governadoria, no CAB, para pressionar o governador Jaques Wagner a pagar a URV da categoria.Informações do Correio 24 horas. Leia mais:http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=76944