terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Irará: Vital Bacelar Secretário de Saúde fala do SAMU e das melhorias na saúde



Vital Bacelar- Secretário de Saúde de Irará
Sábado, 1º de dezembro, irará foi contemplada com uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência), a entrega  foi feita em solenidade na Capital do Estado, onde os Secretários de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla e o Ministro da Saúde Eliseu Padilha fizeram a entrega das chaves da ambulância ao prefeito Derivaldo Pinto, o qual assinou um termo de compromisso.

Ambulância do SAMU de Irará

A tarde, por volta das 15h10min, a ambulância foi apresentada aos moradores da cidade de Irará, em solenidade em frente a Prefeitura e depois uma grande carreata pelas ruas da cidade, com a ambulância a frente puxando uma grande fila de carros que aumentava a medida que passava pelas ruas da cidade. Se fizeram presentes ao ato solene, o Prefeito Derivaldo Pinto, a Vice-prefeita Darci Lima, os vereadores Genivaldo, Carlinhos, o Secretário de Saúde Vital Bacelar, o Comandante e sub comandante da Polícia Militar e muitas outras autoridades civis e militares.

Desde o primeiro ano de governo que o prefeito Derivaldo e o Secretário de Saúde, Vital Bacelar se empenharam para a vinda do SAMU para este município. O projeto foi feito e várias reuniões e discussões ocorreram no CGRM (Colegiado de Gestão Micro Regional) em Feira de Santana, que se reuniram a cada mês levando as demandas de cada município e os seus resultados para a Capital do Estado, para o CIB (Comissão Intergestora Bipartite presidida pelo Secretário de Saúde Jorge Solla.  O projeto ocorreu em várias fases até a sua aprovação final. Houve uma pequena demora em razão de alguns entraves na licitação para compra dos veículos.

O Samu vai atender a cidade de Irará, bem como a cidade de Santanópolis, em princípio Irará custeará todo esse processo de manutenção e compra de equipamentos para colocar em funcionamento o SAMU, há uma perspectiva de que no futuro haja uma partilha das despesas com Santanópolis, no momento Irará arcará com todas as despesas, já que a Constituição não permite transferências financeiras entre municípios.

Poderá acontecer no futuro, um consorcio com outros municípios que administrará os recursos destinados ao SAMU, esse consorcio poderá administrar, os custos com os salários de pessoal, compra e manutenção de equipamentos. O SAMU já existe nas grandes cidades do país e agora está se expandido para as cidades de pequeno e médio porte, através da regionalização, é um programa do Governo Federal de urgência e emergência na área da saúde, em que o Governo Federal custeia 50%, o Governo Estadual 30% e o município arcará com os outros 20%.

O SAMU de Irará contará com uma (01) enfermeira administrativa, seis (06) técnicos em enfermagem e cinco (05) condutores socorristas (motoristas), todos eles farão um curso em Feira de Santana, oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), coordenado pela Drª Maisa Macedo, coordenadora do SAMU regional de Feira de Santana. A ambulância destinada para o município de Irará é uma ambulância de suporte básico, que funcionará com um condutor socorrista e um técnico em enfermagem, tendo uma enfermeira administrativa dando o suporte em caso de necessidade.  Irará poderá ganhar no futuro uma ambulância de suporte avançado, que será mais completa, com mais equipamentos e pessoal especializado.

O Secretário de Saúde do município, Vital Bacelar, informou que os atendimentos serão feitos unica e exclusivamente através de chamadas para o 192, que cairá na Central de Regulação da SAMU na cidade de Feira de Santana, que por sua vez, entrará em contato via rádio transmissor com a sub-sede em Irará, e será deslocada a viatura do Samu para o local do atendimento móvel. Será implantado em Irará um sistema de comunicação, justamente para esse fim, ou seja, o atendimento do SAMU feito através de comunicação da central em Feira de Santana e a Sub-sede em Irará e todo o custo será bancado pelo município, como compra de alguns equipamentos necessários para o funcionamento e manutenção, bem como, a compra dos uniformes do pessoal.

A sede do SAMU está em fase de conclusão, e em poucos dias estará apta para funcionar, a referida sede é composta de: Escritório, cozinha, sala de recepção, dois confortos (dormitórios) masculino e feminino, sanitários, farmácia e etc. A regulação desse programa fica a cargo da central telefônica que funcionará na cidade de Feira de Santana. 

Vital Bacelar informou ainda, que vem trabalhando com o prefeito Derivaldo incessantemente vendo a possibilidade de colocar os serviços do SAMU à disposição da comunidade de Irará ainda esse ano, mas na verdade tem alguns entraves burocráticos que impedem a imediata disponibilização e utilização dos serviços para o povo. O importante é que  a ambulância já foi entregue e falta apenas concluir as instalações da sub-sede e a legalização dos funcionários. 

Com o funcionamento do SAMU, Irará vai melhorar o atendimento na área de saúde, já que a ambulância ficará a disposição 24 horas da população, as vítimas de acidentes terão um melhor atendimento e em casos graves, as vítimas poderão ser encaminhadas diretamente do local do acidente para o Hospital Clériston Andrade em Feira de Santana, sem precisar perder tempo conduzindo para o Pronto Socorro local e depois para as cidades de Salvador e Feira de Santana, o SAMU ativo já faz esse processo direto, já que Irará faz parte do colegiado Centro Leste da Micro Região de Feira de Santana, coordenado pela Drª Maisa Maccedo.

Vital Bacelar, disse que a saúde no município de Irará progrediu muito nesse primeiro mandato de Derivaldo Pinto e tem muito mais a melhorar. O prefeito vem lutando para conseguir trazer para o Hospital Maternidade um Mamógrafo, para atender melhor as mulheres do nosso município  com exames mais precisos na identificação do câncer de mama. Essa doença está muito frequente nas mulheres acima de 40 anos de idade e com esse aparelho, poderá identificar  a doença e iniciar  de imediato a prevenção e tratamento,  já que hoje, só é feito o exame de toque da mama que só é identificado quando já está em estado avançado.

A Secretaria de Saúde Municipal colocou em prática o Programa de Melhoria e Atendimento Qualificado de Serviço e Saúde (PMAQ), através desse programa, os PSFs (Programa Saúde da Família)  foram avaliados pelo Ministério da Saúde, que prima pela boa  qualidade nos atendimentos. Equipes do Ministério de Saúde entrevistaram e avaliaram os profissionais dos PSFs. Todas as unidades de Saúde do município receberam notas máximas pelo trabalho realizado, inclusive as equipes de PSFs foram recompensados financeiramente pelos ótimos serviços realizados para a população, cada equipe recebeu um prêmio que foi publicado em portaria, superando todas as cidades da região inclusive Feira de Santana. A preocupação do Secretario Vital e a do prefeito Derivaldo é atender bem o povo e com a maior brevidade possível. Vital disse ainda: " Irará compõe a micro-região de Feira de Santana, com 26 municípios, e se encontra na 2ª Posição na avaliação do Ministério da Saúde, a frente inclusive da maior cidade do interior baiano, Feira de Santana sobre a avaliação do PMAQ. Isso se deve ao bom trabalho de sua secretaria e do apoio total do Prefeito Derivaldo Pinto".

Carreata na apresentação da ambulância do SAMU





Nenhum comentário: